O centro de logística autônoma do futuro
![](/sites/default/files/styles/wide/public/2023-05/stage-publikationen-564x564_the_autonomous_logistics_hub_of_the_future_0.jpg.webp)
Dando o primeiro passo para uma cadeia logística totalmente autônoma
Atualmente, o setor de logística enfrenta desafios de vários lados: por um lado, a demanda por logística está aumentando constantemente devido ao comércio eletrônico e à globalização, mas, por outro lado, há uma falta de trabalhadores qualificados na forma de motoristas de caminhão que possam atender a essa demanda. Somente na Europa, mais de 380.000 vagas de motorista de caminhão não foram preenchidas em 2021. Essa escassez significativa é exacerbada pelo aumento das despesas com mão de obra, o que agrava a pressão de custo já causada pelo aumento dos preços dos combustíveis. Além disso, a crise climática exige processos sustentáveis que possam ser executados de forma neutra em termos de carbono e com conservação de recursos.
Dois saltos tecnológicos podem ajudar a enfrentar esses desafios. O primeiro - a eletrificação dos caminhões, impulsionada pelo menor custo total de propriedade (TCO) e pelas demandas de sustentabilidade - já está ocorrendo. O salto subsequente - caminhões autônomos - deve decolar na segunda metade desta década e é fundamental para resolver a enorme escassez de motoristas, aumentar a segurança e permitir mais economias operacionais.
Este documento examina o centro de logística autônomo do futuro, que é um elo fundamental para possibilitar o transporte sustentável e autônomo de caminhões. Este documento foi desenvolvido em estreita colaboração com a Ansorge Logistik, uma inovadora prestadora de serviços de logística alemã que realiza operações de armazenamento e transporte para os principais produtos de consumo rápido (FMCG) e clientes do setor, operando cinco centros de logística na Alemanha e na Itália. Para apresentar uma análise abrangente e a validação dos conceitos por meio de diferentes ângulos neste documento, foram realizadas entrevistas com diferentes empresas e fornecedores de tecnologia, OEMs e operadores de hubs.
Leia o white paper na íntegra
Deseja entrar em contato com nossos especialistas? Entre em contato conosco.